quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

A "PARCERIA"

Quando assumimos o clube, em 2000, havia a febre das "parcerias".
Foi uma fase de transição econômica incrível, que associada a transição jurídica gerada pela Lei Pelé deixou o mercado do futebol completamente perturbado.

Não havia dia que não ouvissemos uma pergunta do tipo "...quando sai a parceria?...". Afinal outros grandes clubes já tinham a sua parceria e nós estávamos ficando para trás....

Se, por um lado a conversa parecia não ter começo-meio-e-fim, por outro era tentador aceitar alguém que colocasse alguns milhões no cofre do clube para CONTRATARMOS. Como se estas contratações fossem garantia de resultado no curto prazo ou estabilidade para o clube no longo prazo.

Contratamos a Fundação Getúlio Vargas para que nos acompanhasse nas diversas conversas que estávamos desenvolvendo e nos ajudasse na compreensão do negócio proposto.

Confesso que hoje tenho muito mais certeza da correção do rumo que tomamos naquela época do que tinha naquele momento. Era muita gente dizendo que "tínhamos" que fazer diferente...

A verdade é que os possíveis parceiros buscavam a participação na receita dos clubes num mercado que inevitavelmente estava em crescimento. Prova disto é o crescimento do volume de receita dos clubes nos anos seguintes.

Mas o pior era que os clubes criavam "bolhas de custo", sob sua responsabilidade. E, no momento que estes parceiros, por alguma razão, se afastassem os clubes não teriam a "mesada" e ficariam com um custo fixo (principalmente pela folha de pagamento) impagável.

Fernando Miranda

2 comentários:

  1. Olá Fernando Miranda.
    Moro e trabalho no exterior (Taiwan) e estou sempre a procura de notícias sobre o Inter. Hoje fiquei sabendo do teu blog e imediatamente o acessei. Sempre quiz externar a minha admiração pela sua gestão frente ao nosso Inter e agora eu posso.
    Quando meu filho, entusiasmado, diz que o Inter está "bombando" eu sempre lembro a êle que quem iniciou a revolução que faz do Inter um dos maiores clubes da América foi a gestão de Fernando Miranda. Foi o primeiro a falar em gerenciamento estratégico. Na época era motivo de chacota e hoje é visto como avanço administrativo. Meu filho só lembra quando eu falo, mas ele viveu intensamente esta época (ele tem 30 anos). Então eu chego a conclusão que a geração dele não lembra de tua administração, porque a midia não faz questão de lembrar. Uma pena.
    Parabéns Fernando e obrigado por ter feito tanto pelo meu (nosso) Inter.

    Roberto Dick

    ResponderExcluir
  2. Roberto e ex pres. Miranda

    Tenho 29 anos, moro no PR, sou sócio desde 1999.
    Desde cedo acompanho o Inter todos os dias, todos os jogos. Por acompanhar sempre é de elogiar o que a administração 2000/2001 fez pelo clube, sendo esses sim os precursores da "gestão moderna"
    que leva o clube adiante desde os anos 2000.
    É uma pena que pessoas não dão o devido crédito, o devido valor ao trabalho desempenhado, que sem dúvida foi o alicerce para o INTERNACIONAL continuar a crescer.

    Abraços à todos
    Augusto
    www.augusto2901.blogspot.com

    ResponderExcluir

Por favor, assine sua postagem.
Preferencialmente com seu e-mail e telefone que NÃO SERÃO PUBLICADOS.
Quem escreve aqui, assina o que diz.
Não assinar o comentário é uma ótima demonstração de pusilanimidade!

Obrigado,

Fernando Miranda