segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

O Inter e o futebol brasileiro em 2001

Em 2001 havia muita dúvida a respeito da continuidade do calendário do futebol brasileiro.
No final do ano foi divulgado o CALENDÁRIO QUADRIENAL que determinava como seria o funcionamento nos próximos 4 anos.
Teríamos, no primeiro semestre, os campeonatos regionais, e no segundo semestre o campeonato brasileiro.
Após 4 anos passaríamos a ter 20 clubes na primeira divisão. Pois a cada ano rebaixariam 4 clubes e subiriam 2.
Então, teríamos a LIGA NACIONAL e extinguiríamos as Ligas Regionais.
Vou falar mais sobre este assunto. Especialmente porque este assunto está na moda, e as posições das pessoas mudam muito facilmente. Especialmente porque não há muita memória. Ou porque algumas pessoas não querem ter memória. Outras não têm independência suficiente para ter memória.


Mas tenho muito orgulho da postura que adotei naquele período. Pessoalmente e em nome da instituição Sport Club Internacional.
A matéria abaixo foi publicada pela PLACAR em setembro.

Mas preciso contextualizar o momento que respondi.

Antes de iniciar o campeonato (Já falei nisto. Vou repetir algumas vezes. E farei um tópico só sobre este fato) o Conselho Deliberativo foi convocado por alguns líderes da então oposição, dizendo que eu levaria o Internacional para a segunda divisão.

Havíamos perdido os dois primeiros jogos. Juventude no Beira-Rio e Coritiba no Couto Pereira. Estávamos em Recife para jogar com o Santa Cruz.

Lembro que na manhã do jogo, o Presidente do Santa Cruz me ligou oferecendo um carro para que eu não precisasse ir para o  estádio de ônibus. Expliquei para ele que "estar" no futebol tinha muitos "ônus", mas se tinha algo que me motivava era poder estar perto do "nosso time", e dentro do nosso ônibus.

Antes da palestra, passei no meu quarto do hotel (para colocar minha camisa vermelha). E vi que tinha um e-mail do nosso assessor de imprensa Nico Noronha, fazendo esta pergunta em nome da revista Placar. A resposta foi curta porque queria marcar a posição fortemente (em nome do INTERNACIONAL) e pela confiança que tinha no trabalho que estávamos fazendo.
Acréscimo em 20/6/2011: Localizei cópia do e-mail...:



Evidente que aproveitei isto na palestra do Parreira, quando ele, como sempre fizemos, abriu espaço para que eu falasse.

Vencemos o jogo. E foi bastante marcante a reação dos jogadores comigo no vestiário após o jogo, inclusive oferecendo a vitória para mim, que vinha sendo muito criticado nas últimas semanas.



Acréscimo:
(20/6/2011): Localizei o e
Fernando Miranda

6 comentários:

  1. Caro Fernando,

    sua iniciativa é excelente!

    Conhecer melhor o passado é fundamental para que melhor possamos compreender o presente e o futuro.

    Obrigado!

    Davi Simon

    ResponderExcluir
  2. Prezado ex-presidente Miranda,

    quero parabenizá-lo pela iniciativa de trazer a público questões relevantes de um momento histórico do nosso Inter e do futebol brasileiro e, assim, manter viva a nossa memória.

    Aproveito para convidá-lo a acessar o blog http://interdetodos.blogspot.com/, especialmente o texto postado em:

    http://interdetodos.blogspot.com/2010/05/desmistificando-atual-direcao.html

    Gostaria de saber sua opinião sobre a elitização que o Inter está sofrendo e sobre este imbróglio envolvendo a reforma do Beira-Rio para a Copa 2014.

    Saudações coloradas,
    Douglas Ricalde

    ResponderExcluir
  3. Ótima iniciativa Miranda, principalmente para os que ´juravam` que o Inter foi fundado em 2006 !

    Conta mais !

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Fico feliz pela iniciativa do NOSSO GRANDE PRESIDENTE FERNANDO MIRANDA, posso afirmar que o Miranda foi o Divisor de Águas que nosso Inter precisava para voltar a TRIUNFAR, por conhecer um pouco do trabalho e a seriedade do Fernando Miranda ( UMA DAS PESSOAS MAIS SÉRIAS QUE CONHECI NA MINHA VIDA ) é que digo, obrigado presidente por voltar a falar do nosso INTER e peço sua compreensão para eu contar um fato que aconteceu comigo em CURITIBA. Quando o presidente Miranda contratou o Parreira eu estava Morando por razão do meu trabalho em Curitiba e por lá um Jogador estava chamando atenção no campeonato eu para contribuir com meu Inter liguei para o Beira-Rio para passar um recado ao Presidente Miranda sobre este jogador, a secretária que me atendeu pegou meus dados e as informações e disse que passaria ao Miranda. Para minha surpresa por volta das 19hs tocou meu telefone a minha esposa atendeu e disse para mim tem um tal de Fernando Miranda querendo falar com você eu não acreditando atendi o telefone e lá estava do outro lado nosso PRESIDENTE FERNANDO MIRANDA. ESTE É FERNANDO MIRANDA UM COLORADO QUE OUVIA OS COLORADOS, HOJE NÓS SÓCIOS SEQUER PODEMOS ENTRAR EM NOSSO ESTÁDIO PARA VER UM TREINO QUE DIRÁ FALAR COM NOSSO PRESIDENTE. Alceu Machado - Sócio Colorado

    ResponderExcluir
  5. Não sei se foi essa a intenção, mas dada a inteligência e habilidade já demonstrada em outras histórias, contadas aqui nesse blog, creio que não tenha passado despercebido que a resposta mais direta e mais política foi a sua, pois não se furtou de responder a pergunta, mas também não empenhou a palavra, apenas disse que o faria...

    ResponderExcluir
  6. Felipe:
    Para mim, dizer que faria e empenhar a palavra representam a mesma coisa. Embora soubesse que não seria Presidente no ano seguinte, entendo que a estabilidade das regras é fundamental para o crescimento do futebol. Mas a minha primeira preocupação foi sempre falar com nosso vestiário. Naquele momento que relatei na publicação, precisávamos de uma mensagem de confiança.

    Fernando Miranda

    ResponderExcluir

Por favor, assine sua postagem.
Preferencialmente com seu e-mail e telefone que NÃO SERÃO PUBLICADOS.
Quem escreve aqui, assina o que diz.
Não assinar o comentário é uma ótima demonstração de pusilanimidade!

Obrigado,

Fernando Miranda