quarta-feira, 6 de abril de 2011

Cláudio Duarte


1978
  • Nunca havia perdido um campeonato gaúcho como o de 1977. Aquilo foi "traumatizante". Queria muito voltar a ganhá-lo;
  • Podíamos ter vencido a competição mais facilmente. No Gre-Nal do Beira-Rio vencíamos 2x0, 2 gols do Adilson. "Eles" empataram o jogo!!! E tivemos muitos problemas para a final que seria no Olímpico;
    • Até hoje lembro de alguns atletas que souberam se impor, especialmente com o André Catimba, que era tido como grande "brigão". Falo especificamente do André Luis e do Larry. Eles faziam dentro do campo o que eu tinha vontade de fazer...
  • Jogamos a final com Bagatini, Hermes, João Carlos, Beliato e Tabajara; Caçapava, Batista, Falcão, Jair, Valdomiro, Adilson ... Vencemos 2x1. Dois gols do Valdomiro. Lembro o local da cadeira que estava sentado assistindo o jogo com meu amigo Leonel;
  • Nosso treinador era o Claudião
1981
  • Já falei no campeonato daquele ano. Como disse, só não fui no jogo de São Borja. Acreditam que tenho os ingressos guardados até hoje?
  • Nosso Presidente era o Asmuz, mais uma razão para que eu estivesse extremamente mobilizado;
  • Vencemos o último jogo no olímpico. De novo!! Gol do Silvinho. Passe do Silvio Hickmann;
  • Nosso treinador era o Claudião;
Líder do grande time
  • Dizem que o Cláudio era o grande líder do nosso time em 75/76;
  • Estou entre aqueles que acreditam que não é necessário desmerecer alguém para elogiar outro;
  • Mas quando em 2001, convivi com o Cláudio conheci suas virtudes e tive certeza da importância que ele deve ter tido naquele grupo;
Contratação
  • Na última postagem, falei da saída do Zé Mário. Na sequência, precisávamos alguém para finalizar o campeonato gaúcho, que teríamos muita dificuldade de vencer;
  • Procuramos o Cláudio e propusemos um contrato até o final do campeonato;
  • Ele topou. Não conseguimos reverter a situação. Evidente que a responsabilidade foi minha, e se alguém não teve culpa naquela situação, esta pessoa foi o Cláudio. Mas também foi muito importante naquele momento contarmos com alguém como o Cláudião;
  • Seu domínio de vestiário, sua relação com todos, sua postura foram uma lição importante;
  • A compreensão de que o time que entrava em campo era consequência da relação que tínhamos com quem limpava o vestiário, com os roupeiros, enfim... com todos, fechou exatamente com o que acredito;
  • A imagem que muitos carregam do Cláudio é de um "bombeiro", que é chamado apenas para apagar o incêndio. Isto está ERRADO!;
  • Embora saiba que sua passagem na nossa gestão resultou em situação parecida com esta, fiquei com a certeza de que o Cláudio pode fazer um trabalho de longo prazo, sem nenhum problema;
  • Sua preocupação com os aspectos táticos da equipe foi uma agradável surpresa;
Historinha pitoresca (e engraçada)
  • Durante o período que o Claudio estava trabalhando conosco, uma pessoa se aproximou (nem sei como...) oferecendo sua "consultoria" através do horóscopo (!);
  • Esta não era uma das disciplinas que imaginava integara à equipe multi-disciplinar;
  • Evidente que apesar de engraçado, o assunto passou a causar algum constrangimento;
  • De vez em quando o pessoal do Departamento de Futebol comentava o assunto e reclamava. Mas quando eu me oferecia para "resolver o problema", todos pediam para que eu "deixa-se assim" por temer como eu faria para solucionar...
  • Após a vinda do Parreira, o Cláudio me visitou diversas vezes e, num delas, me levou os relatórios da "consultoria" que pretendia escalar nosso time e rimos muito disto;
Conclusão
  • Nunca esqueci uma declaração dele, após o término de nossa gestão:
    • Havíamos saído e ele não teria nada a ganhar nos eleogiando;
    • Os desgastes políticos indicavam que não era "aconselhável" elogiar nossa gestão;
    • E ele não pensou duas vezes em dizer que havia sido treinador do clube muitas vezes, mas pela primeira vez percebeu o clube estruturado para fazer o treinador preocupar-se apenas com a equipe, pois havíamos criado um sistema de gestão que permitia isto;
  • Conviver com ele e conhecê-lo fez com que aumentasse a minha admiração pelo ídolo de minha juventude;
  • Já disse para ele, e repito aqui, que tenho muito orgulho de poder dizer ser seu amigo.


Fernando Miranda

Um comentário:

  1. O Claúdio conquistou seu espaço e reconhecimento no INTERNACIONAL. Conquistou títulos como jogador e treinador e foi fundamental em 2002 quando nos salvou de um rebaixamento. E mesmo havendo treinador o time azul ainda é muito bem quisto junto ao torcedor vermelho.
    Abs.
    Marcelo Furlan

    ResponderExcluir

Por favor, assine sua postagem.
Preferencialmente com seu e-mail e telefone que NÃO SERÃO PUBLICADOS.
Quem escreve aqui, assina o que diz.
Não assinar o comentário é uma ótima demonstração de pusilanimidade!

Obrigado,

Fernando Miranda