quarta-feira, 27 de abril de 2011

Questionamentos da oposição e respostas

Uma das primeiras providências que adotamos ao assumir o clube foi selecionar uma empresa que procedesse uma auditoria externa de nossa gestão.
Era o mínimo que poderíamos fazer, independente da exigência legal deste procedimento que acabou surgindo mais tarde. Administrar um clube como o Internacional sem a garantia de uma auditoria externa nunca passou pela minha cabeça.


Em todos os episódios eleitorais que participei, como oposição, sempre apresentamos um rol de perguntas para a direção do clube, para podermos montar o nosso plano de gestão.
NUNCA recebi uma resposta para estes questionamentos. Mesmo que tivesssemos convocado o Conselho Deliberativo na tentativa de buscar informação.
Na verdade, só sofremos prejuízo real no ano que assumimos o clube sem conhecer a situação real. Naquele ano (1999) sofri enorme desgaste, pois pouca gente considerava importante a busca destas informações e fazia parte do plano de alguns me desgastar para que o candidato da oposição fosse alguém, como diziam naquela época, com o perfil de um magistrado. Não me arrependo de nenhuma postura que adotei na busca destas informações. E o desgaste ao qual fui submetido, na realidade, não era um problema porque eu não seria o candidato à presidência como alguns gênios da estratégia imaginavam...


Não tinha dúvida que a "então" oposição apresentaria questionamento semelhante no final do nosso mandato, com formato bastante parecido com os que fazíamos quando alguns deles representavam a situação.


Estava certo. Recebi o questionamento que reproduzo abaixo.


Imediatamente encaminhei o questionamento para a empresa Handel, Bitencourt & Cia - Auditores independentes, para que respondesse o questionamento, e se responsabilizasse pelas informações nos anos seguintes.




Esta a primeira página da resposta encaminhada à, então, oposição. O questionamento acabou não tendo a repercussão política desejada e as 30 páginas (com os anexos enviados) devem ter sido suficientes para responder os questionamentos, pois nunca mais ouvi falar do assunto.


Tenho certeza que este tratamento foi bem diferente da postura que as diretorias sempre adotaram (hoje não sei como funciona...), apesar de não me parecer "mais do que a obrigação" de quem dirige o clube.



Fernando Miranda

2 comentários:

  1. Como sempre, muito interessante o post!
    Mas mais interessante ainda é que entre os questionamentos, há um referente à criação da liga de clubes, assunto que voltou à tona nos ultimos meses.
    Se possivel, gostaria de saber mais a respeito do ocorrido na época, se houve reuniões, acertos, tentativas de realmente a criar ou se não passou só de "papo".
    Abraço
    Thiago Alexi Freitas

    ResponderExcluir
  2. Thiago:

    Dá uma olhada na postagem que fiz dia 25/4/11, com o título "Inter, C13, Ligas...".
    Falei sobre este assunto por sugestão de meu amigo Issa. Mas resisti um pouco por acreditar que as pessoas que buscam conhecer a história do Inter 2000 talvez não se interessassem sobre a conjuntura do futebol brasileiro, assunto que me atrai muito.

    Pelo jeito o Issa estava certo e fiz bem em ceder aos seus argumentos.

    Obrigado por acompanhar o site do Inter 2000.

    Fernando Miranda

    ResponderExcluir

Por favor, assine sua postagem.
Preferencialmente com seu e-mail e telefone que NÃO SERÃO PUBLICADOS.
Quem escreve aqui, assina o que diz.
Não assinar o comentário é uma ótima demonstração de pusilanimidade!

Obrigado,

Fernando Miranda