quarta-feira, 8 de junho de 2011

Gestão "TRUCULENTA"

Quando alguém fala que a gestão 2000/2001 foi "truculenta", fico pensando o exato significado disto.


Em primeiro lugar, não posso negar um certo orgulho de ser isto que restou para falarem a meu respeito e/ou da gestão.
Outras adjetivações seriam bastante vergonhosas, para mim. Prefiro não citá-las, mas é inegável que outras pessoas passaram pelo futebol e seu comportamento apesar de uma suposta "fala mansa" acabou se caracterizando por outros adjetivos.


Quem conhece a história do Internacional sabe que o clube se caracterizou por esta truculência, muito antes do Movimento INTER 2000. Talvez algumas pessoas não saibam disto, mas até agressão física entre dirigentes, na frente das câmeras de televisão aconteceu pouco antes do Internacional ser campeão brasileiro pela primeira vez. Culpa do Inter 2000? Culpa do Miranda? Acho que não...


A quebra de paradigmas, o rompimento com estruturas existentes e que dirigiam o clube, a necessidade de contrariar interesses diferentes dos do clube estavam exigia (exigiria? exige? exigirá) uma postura forte e  intransigência de princípios. Não permite a "flebilização da ética", por exemplo, como conhecida figurinha sugeriu certa vez..


Não sou desprovido de inteligência para saber que esta postura gerou (gera? geraria? gerará?) desgaste político. Mas, naquele momento, detransição econômica, jurídica e da política interna, alguém precisava ter coragem para encarar de frente este desafio.


Por tudo isto gosto sempre de repetir, que se pudesse escolher o momento para ser Presidente, não hesitaria em escolher aquele.


Se o momento fosse outro,  o foco seria outro. Talvez o Inter 2000 pudesse fazê-lo. Ou não. Mas isto não interessa para quem quer é registrar o que aconteceu naquele período.


Na cerimônia de posse do novo Presidente, uma outra figurinha disse que chegava de "mau humor". Ufa... depois de tudo o que aconteceu o que sobrou é me chamarem de truculento ou mau humorado. Mesmo que não seja bem assim, para quem contrariou tantos interesses e precisou enfrentar tantas áreas de atrito e interesse, até que ficou de bom tamanho.

Fernando Miranda

Um comentário:

  1. Prezado Presidente Miranda,
    Na condição de sócio e torcedor colorado gostaria de deixar meu reconhecimento pelo exelente trabalho prestado ao Inter por sua gestão.
    A verdadeira virada do Inter iniciou em 2000, infelizmente a isto não é dado o reconhecimento merecido.
    A sua idéia de comunicar-se através do Blog foi excelente. Assim, podemos tomar ciência dos acontecimentos pela palavra oficial do principal protagonista da época.
    Abraço,
    Francisco Silva

    ResponderExcluir

Por favor, assine sua postagem.
Preferencialmente com seu e-mail e telefone que NÃO SERÃO PUBLICADOS.
Quem escreve aqui, assina o que diz.
Não assinar o comentário é uma ótima demonstração de pusilanimidade!

Obrigado,

Fernando Miranda