quarta-feira, 23 de março de 2011

Atlético-PR 1 x Inter 2 em 2000...

Em diversos jogos tive grande alegria.
Antes de ser Presidente, viajei bastante para acompanhar nosso time.
Talvez por isto. Talvez pela enorme pressão que acontecia cada vez que jogávamos no Beira-Rio, quase sempre que lembro de jogos empolgantes, eles aconteceram fora de Porto Alegre.

Nas oitavas de final do campeonato brasileiro de 2000, tive um momento de grande alegria.

O jogo aconteceu dia 25-11-2000. Havíamos empatado em Porto Alegre 0x0. Portanto, precisávamos ganhar ou empatar com gols para passar às quartas de final.

O ano tinha sido MUITO difícil. As dificuldades financeiras, a exigência da "parceria", a forma que perdemos o campeonato gaúcho, o afastamento do Dr. Jarbas, a necessidade de nova eleição,... tudo vinha à minha lembrança quando entramos em campo.

No final do primeiro tempo, tivemos um penalti contra, a expulsão do Ronaldo e o gol do Atlético-PR...

Entre todas as coisas que lembro daquela tarde, os 15 minutos de vestiário no intervalo foram algo que nunca esquecerei.

Não houve gritaria. A mobilização se dava pelo olhar que trocávamos. Não seríamos eliminados daquela forma!
O Zé Mário foi brilhante! Transmitindo confiança, tranquilidade e motivação. Não alterou o time, apenas recuou um pouco o Leandro Guerreiro.

Quando íamos entrar em campo, recebi um telefonema. Se não estou enganado (e acho que não estou) era o Eduardo Lacher. Ele me disse que havia uma comentário que o árbitro expulsaria o Marcelo Rosa, por ter reclamado no final do primeiro tempo.

O vestiário, na Arena da Baixada fica atrás de uma das goleiras e a gente fica bem próximo do campo.
Pedi aos jogadores que entrassem em campo e que ficassem longe do juíz. Caso ele expulsasse alguém eles não deveriam reagir. Eu tomaria uma atitude. Confesso que não sei bem o que faria. Certamente teria feito uma grande bobagem. Mas estávamos nos sentindo prejudicados e com um forte sentimento de união.

Para nossa sorte a expulsão não aconteceu e o segundo tempo começou normalmente.

Subi para a cabine onde estávamos.
A caminhada foi longa e quando cheguei lá o jogo estava em andamento. Poucos minutos depois, tivemos um penalti a nosso favor, e o Elivelton fez o gol de empate.

Na vibração do gol me excedi (um pouquinho) e fui "recolhido" pela Brigada Militar para uma sala onde devia prestar depoimento.O que aconteceu foi que "chutei" um cinzeiro, que bateu na parede e acabou caindo entre os torcedores do Atlético-Pr.
Fui acompanhado pelo Dr. Carlos Souto (meu amigo e vice-jurídico) que pleiteava a minha liberação junto à Brigada.

No local que estava ouvia apenas a vibração da torcida e não conseguia saber como estava o jogo.
Meu estado de nervos era tão lamentável que o Capitão da Brigada teve "dó" , me disse que o jogo continuava 1x1 e que me enviaria o boletim de ocorrência para que eu assinasse no vestiário após o jogo e, que naquele momento estava me liberando para ver o final da partida.

Quando consegui ver novamente o campo, o Diogo Rincon estava fazendo o segundo gol e vencemos por 2x1.

Entrei no campo e fui abraçado pelos jogadores que me jogaram no chão e se jogaram sobre mim. Acabaram quebrando meu celular, mas foi um momento inesquecível.

Quando assisti (na televisão) as defesas que o Hiran praticou quando eu estava "recolhido", percebi que aquilo aconteceu para que eu não assistisse aqueles momentos...meu coração não aguentaria!!!

Fernando Miranda

13 comentários:

  1. Espetacular! Acho que deves ter enchido os olhos d'agua ao relembrar deste fato.
    Volta, Miranda!

    ResponderExcluir
  2. Já eu, me emociono com os titulos da libertadores, mundial, recopa, sulamericana, dubai, suruga, etc.

    ResponderExcluir
  3. Sensacional o comentário deste "Anônimo".
    Me permite uma série de reflexões, entre elas:

    1. Agradeço todos os dias por não ter entre minhas limitações a da inteligência a ponto de me fazer pensar que a razão da emoção tem que ser uma ou outra coisa;

    2. Ou a limitação da memória que faria esquecer outros motivos de emoção enorme como o risco do rebaixamento no ano anterior e no ano seguinte ao da nossa gestão;

    3. Evidente que se estou escrevendo sobre o período de nossa gestão, minhas emoções foram limitadas a episódios BEM MENORES. Mas como já disse, se pudesse escolher o momento de ser Presidente, escolhia aquele;

    4. Sei que há quem imagine que, na verdade, ATRASEI 2 anos a conquista dos títulos relacionados pelo "ANÔNIMO". Talvez estejam certos. Por isto não deixo de publicar o comentário;

    5. Acredito que postagens como esta ajudam na compreensão de algumas das centenas de pessoas que diariamente entram neste site e algumas que manifestam não entender a razão de meu silêncio em alguns momentos;

    Fernando Miranda

    ResponderExcluir
  4. Vivi o INTER daquele jogo como se fosse o INTER da final do gauchão de 97, ou o do mundial de 2006. O INTER é um só. E sempre será. Parabéns FERNANDO MIRANDA por essa iniciativa, seus textos ilustram um período fantástico na minha memória de torcedor, outro tempo, outra época, outras limitações. E que jogo incrível este acima descrito, a bola 'tirada de bicicleta' jamais vai se apagar da minha retina. Não vejo a hora de tu contar sobre a fatídica peleia contra o Cruzeiro, naquele dia meu coração estava envolto em um misto de tristeza e orgulho. Hoje virou nostalgia, e sempre vai ser uma lembrança carinhosa.

    Muito penso na possibilidade de hoje o INTER ter o estádio menor cogitado na tua gestão. Peço que os dirigentes atuais tenha visão de futuro para transformar nossa casa em um espaço digno e atual da nova época do esporte.

    Eu que sou de longe vejo o Beira-Rio 2x por ano no máximo enxergo muito diferente de quem ve no dia-a-dia.

    Já fazem uns 10 ou 15 anos que está menor que a camisa do Clube, se é que me entende.

    Que tenhamos sorte e humildade nessa caminhada.

    ResponderExcluir
  5. Olha Miranda,

    Tem muitos "anônimos" por aí que não dão valor à tua gestão, mas pelo amor de Deus, será que são tão cegos e burros?? Não se dão conta que no teu mandato se iniciou a reestruturação do clube e que levou o Inter ao patamar atual. Porém Dr. Fernando, sabemos que o heroísmo dos abnegados nem sempre se expressa pelos grandes feitos, e sim por tomar as atitudes necessárias em nome de um bem maior. E o senhor pode ter certeza, pelo menos no meu entender, que é um desses "heróicos abnegados".

    ResponderExcluir
  6. As defesas do Hiran naquele jogo são realmente INESQUECÍVEIS!!!! Aquele cara jogava demais.

    ResponderExcluir
  7. Esse imbecil anônimo deve pensar que o Inter iniciou em 2002, deve achar que o Edinho é melhor que o Falcão.Futebol é alma, o Inter (sim tu deve torcer desde de 2002) foi o primeiro clube a vencer na Arena(não é do Grêmio)...Por causa do FM o Inter conquistou tudo o que tu comemora, pois o Medina disse que iríamos ganhar dali há seis anos...tu deves ser um bonequinho da gaúcha...
    PS:Fui a Campo Bom naquela final inesquecível, provavelmente tu não assistiu, não era da tua grandeza irmão colorado...

    ResponderExcluir
  8. Nunca consegui rever aquela defesa "à la Gordon Banks" que o Hiran fez nessa partida. Alguém tem este video?
    Juntamente com a infeliz partida contra o Cruzeiro, esta contra o Atlético-PR foi a mais emocionante daquele ano.

    ResponderExcluir
  9. O comentário do anônimo não merece resposta alguma depois do que foi dito por ti, Miranda.

    E esse jogo, até hoje, permanece como um dos mais insanos e geniais que eu já tive o prazer de ouvir num rádio e, depois, correr loucamente para o meio da rua para comemorar.

    ResponderExcluir
  10. Eu também vibrei com todas as grandes conquistas e, mesmo assim, me lembro desse jogo contra o Atlético-PR como se fosse ontem.

    Fantástica vitória.

    ResponderExcluir
  11. miranda como moro em curitiba estava nesse famoso jogo e ali tive a certeza de que voltariamos a ganhar titulos , a vergonha na cara do time colorado foi enorme , no final do jogo o lucio deu um chapeu no kleber pereira e mando a torcida do atletico cala a boca , momento lindo , este jogo é um dos meus dez preferidos do inter , claro que comemora titulos é melhor , mais naquele momento botamos a camisa acima de tudo ,e a festa pós jogo no gramado foi linda , indicando que nos anos seguintes o rei colorado do povo estaria de volta ,pena que não tem nem uma imagem desse jogo na internet .

    ResponderExcluir
  12. Postei o compacto deste jogo no Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=oXqlzWty-TE

    ResponderExcluir
  13. http://www.youtube.com/watch?v=oXqlzWty-TE

    ResponderExcluir

Por favor, assine sua postagem.
Preferencialmente com seu e-mail e telefone que NÃO SERÃO PUBLICADOS.
Quem escreve aqui, assina o que diz.
Não assinar o comentário é uma ótima demonstração de pusilanimidade!

Obrigado,

Fernando Miranda