sexta-feira, 6 de maio de 2011

3-5-2

Vou omitir personagens pois os nomes, neste caso, não são fundamentais.
Mas vou contar uma história engraçada e sobre os bastidores de uma palestra que sempre desperta o interesse de quem gosta de futebol.


Estávamos viajando para jogar fora de Porto Alegre. 
Nosso time estava desmanchado por lesões e cartões.
O treinador me chamou e disse que estava pensando em jogar no 3-5-2, apesar de não ter treinado. E usar um atleta que estava subindo do junior, que jogava como lateral esquerdo, como terceiro zagueiro e um meia experiente na função de ala esquerdo.


Confiava muito no treinador e sabia que ele estava com muita dificuldade para montar o time para aquele jogo difícil fora de casa e apoiei a iniciativa.


O treinador pediu para antecipar a palestra pois precisaria de mais tempo.


Fez uma longa palestra, focada na função do lateral que jogaria como terceiro zagueiro. Perguntou diversas vezes se ele entendia a função de terceiro zagueiro que deveria exercer. A resposta era sempre afirmativa.


No final perguntou se havia alguma dúvida e todos silenciaram.
Normalmente eu falava sobre a mobilização, mas nunca sobre questões táticas. Mas resolvi perguntar quem faria um arremesso lateral pelo lado esquerdo ofensivo.
Logo nosso "junior", que jogaria como terceiro zagueiro levantou o braço e o treinador precisou começar a explicação novamente.


Conto esta história também para chamar atenção para a importância de trabalharmos a inteligência tática dos atletas em todas as categorias.


Fernando Miranda

Um comentário:

  1. Estive em abril 2010 numa palestra com um alto dirigente de futebol do Clube com tema livre, na qual este dirigente falou de sua trajetória (brilhante) no Inter em que se orgulhava (com razão)de ter ´ajeitado` o futebol na base do Clube.
    Entre outras disse haver um consenso entre todos os ´intendentes` do futebol e que havia uma norma interna em que TODO O FUTEBOL DO INTER EM TODAS AS CATEGORIAS DE BASE E PROFISSIONAIS deveriam jogar no 4.4.2 de modo a uniformizar a formação de atletas, também os preparando para a ascenção ao Time Profissional.

    Quase ao final da palestra um dos presentes perguntou ao dirigente:

    - Dr. Fulano o senhor afirmou que todos acreditam ser o 4.4.2 o melhor sistema, por que o atual (Fossati) treinador foi contratado, pois prefere e somente atua no 3.5.2 ?

    Resposta:

    - Não sei !

    Mais tarde ao ser demitido o Jorge Fossati disse que quem o contratou não o conhecia...

    ResponderExcluir

Por favor, assine sua postagem.
Preferencialmente com seu e-mail e telefone que NÃO SERÃO PUBLICADOS.
Quem escreve aqui, assina o que diz.
Não assinar o comentário é uma ótima demonstração de pusilanimidade!

Obrigado,

Fernando Miranda