quarta-feira, 4 de maio de 2011

Carro de som, antes do jogo, no portão 8

Durante muitos anos não admitia que o Inter jogasse no Beira-Rio e eu não estivesse presente.
Fazia tudo para que minha agenda profissional e familiar estivesse ajustada para que eu pudesse acompanhar meu time.


Meu pai gostava de assistir o jogo "atrás do gol" de nosso ataque. Eu o acompanhava.
Quando era muito jovem, nos jogos mais difíceis, ficava nas sociais entre o portão 2 e o portão 8 acompanhando a bola, para não perder nada quando atacávamos e éramos atacados.


Tinha a ilusão que todos que estavam no Beira-Rio tinham o mesmo sentimento que eu.  O mesmo desespero pelo melhor resultado para o Inter, e a disposição de fazer qualquer coisa para ajudar.


Quando assumimos o clube, assumimos um passivo de maus resultados e de dificuldades que muitos conhecem e que, para os que não conhecem, continuarei contando aqui neste espaço. Mesmo que alguns não gostem disto.


Porém também tinha a ilusão de que na hora do jogo, teríamos um momento de, juntos, tentar passar por cima das dificuldades.


Não estava chegando no futebol "de marte". Portanto sabia que bons resultados ajudariam para que tivessemos maior apoio do torcedor dentro do Beira-Rio.


Mas não esperava um carro de som tumultuando o ambiente antes dos jogos em frente ao portão 8.
Isto aconteceu! Saíamos da palestra, que realizávamos na concentração, e descíamos para o vestiário ouvindo agressões e palavras de ordem que atendiam interesses que certamente não eram do Internacional.


Não tenho NENHUMA dúvida ao dizer que preferia jogar fora de Porto Alegre e enfrentar toda uma torcida contra, mas pelo menos muitas vezes não estavam de vermelho como eu, ou com a camiseta de meu clube.


Sempre que obtivemos um bom resultado fora de casa, ficava muito mais emocionado do que quando isto ocorria no Beira-Rio, onde meu sentimento era de não falar com ninguém e de muita vontade de ir logo para minha casa.


Da origem do carro de som, mesmo que eu soubesse, nunca falei. Mesmo porque seria uma polêmica desnecessária a mais.


Mas posso garantir que nunca faria uma ação como esta, mesmo que tivesse algum benefício político.


Fernando Miranda

3 comentários:

  1. Fernando, não sabia dessa sua iniciativa. Atitude de coragem e compromisso com a transparência, o que demonstra um pouquinho do seu caráter e amor ao Internacional.
    Parabéns.
    Quem dera o meu Palmeiras tivesse um dirigente de sua estirpe nos quadros sociais.
    Grande abraço.

    Daniel Heleno, Santa Bárbara d'Oeste, SP.

    ResponderExcluir
  2. Miranda, na verdade essa época nos foi muito ingrata em diversos aspectos. Nosso time não tinha aspiração nenhuma além do regional e o nível do corpo político do clube seguia o mesmo patamar. O que me impressiona, e ao mesmo tempo dá medo, é que a capacidade de reação da instituição, partindo da direção, é incrivelmente rápida. Começando na sua gestão e seguindo nas posteriores, o Inter passou de coadjuvante para protagonista em menos de 10 anos. Digo que me dá medo porque, assim como reerguemos nosso clube num curto espaço de tempo, é ainda mais rápido por tudo por água abaixo... Vejo com bons olhos esse seu movimento de retorno ao aspecto político do Inter, independente da extensão que você pretenda, justamente para qualificar o processo e afastar a "zona de conforto" que o clube parece estar ingressando.

    Abraço,

    Frederico Canquerini

    ResponderExcluir
  3. Frederico:

    A grandeza da instituição é algo realmente impressionante. Acho que você tem razão na sua preocupação, especialmente quando não há uma oposição que realmente acompanhe o que está acontecendo, não fazendo críticas fáceis, mas exigindo que as diretrizes e aquilo que foi feito na direção de uma virada não seja abandonado. É o tal ganhar e saber por quê.

    A extensão que pretendo está expressa abaixo do título do site. Tão simples quanto isto.

    Quando ouvi que estavam "extinguindo" o Inter 2000, resolvi me mobilizar (um pouquinho) e dedicar uma ou duas horas por semana para contar a história do Inter 2000 e especialmente não ser conivente com a complacência que me pareceu mover a oposição.

    Obrigado por acompanhar o site do Inter 2000.

    Fernando Miranda

    ResponderExcluir

Por favor, assine sua postagem.
Preferencialmente com seu e-mail e telefone que NÃO SERÃO PUBLICADOS.
Quem escreve aqui, assina o que diz.
Não assinar o comentário é uma ótima demonstração de pusilanimidade!

Obrigado,

Fernando Miranda